
A primeira semana de agosto é uma semana particularmente importante para nós, defensores do aleitamento materno. Aliás, durante todo o mês de agosto, também, chamado de Agosto Dourado, várias instituições e profissionais de saúde e educação realizam eventos de conscientização para a amamentação.
Mamar no peito não é moda, muito menos frescura. A amamentação é considerada padrão ouro de prevenção a vários problemas de saúde na criança. Imagina uma vacina que previne: diarreia, problemas respiratórios, alergias, rinite alérgica, otite, asma, diabetes tipo 2 e obesidade.
O aleitamento materno também ajuda no desenvolvimento facial da criança pois contribui para uma melhor função dos músculos - durante a amamentação, o bebê faz uma "ginástica facial", ajudando no desenvolvimento da fala, deglutição e crescimento facial. Desse modo, ele previne as chamadas "maloclusões" ou defeitos nas arcadas dentárias.
A criança que mama no peito também tem seu vínculo com a mãe fortalecido, o que ajuda no seu comportamento socioemocional. Mas, pelo amor de Deus: NÃO AMAMENTE SEU FILHO OLHANDO O CELULAR! Aproveite esse momento único para olhar nos olhinhos do bebê, fazer carinho, conversar...
Em cooperação com a WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) e a Fiocruz, foi lançado um Folder Educativo para a campanha deste ano. Para acessá-lo, basta clicar
.